segunda-feira, 14 de maio de 2012

Equipamento utilizado em nossa estação PP6AJM-9
Micro-Trak RTG FA, GPS2, Antenna Combo
Freq: 145.570 MHz

Meu equipamento estação móvel PP6AJM-9

O que é APRS

O APRS (Automatic Position Report System) significa Sistema Automático de Reportagem de Posição, e foi desenvolvido pelo radioamador americano Mr. Bob Bruninga WB4APR. Os primeiros testes realizados foram com o APRSDOS, e com o passar dos anos, surgiu o programa de computador chamado WINAPRS. Em seguida inúmeros outros softwares pagos e não pagos ficaram disponíveis para operação nessa modalidade. O APRS nada mais é que um localizador de estações terrestres, sendo um sistema de geolocalização.

Para utilizar o APRS são necessários poucos equipamentos que nos trazem várias vantagens. Utilizando mapas com a tecnologia GPS e sinais de Radio Pacote (Packet Radio), as estações móveis enviam sinais para as repetidoras de APRS, e desta forma plotam sua localização nos mapas e nos programas de APRS, que funcionando como um rastreador, possibilita ainda o envio e recebimento de mensagens de texto através da rede.

Todas as informações feitas utilizando-se o APRS são em tempo real, e com isso é possível a localização de seu veiculo, pessoa, moto, etc. Em outros países, o APRS também é utilizado para localizar embarcações, veículos militares, corpo de bombeiros entre outros. Do ponto de vista do Radioamadorismo, o APRS é um localizador de estações fixas, moveis ou portáteis e envio de mensagens.

Dentre as varia utilidades do APRS, vale destacar o envio e recebimento de mensagens via Internet ou via radio, envio de mensagens de e-mail, obter informações sobre pontos geográficos importantes, como a posição geográfica de repetidoras de fonia (D-STAR), informações meteorológicas em tempo real, temperatura, velocidade e direção dos ventos, pressão atmosférica e pluviosidade.

Como disse, para nós Radioamadores, o APRS na operação móvel funciona como um localizador, semelhante ao rastreador veicular via satélite, a diferença é que nós utilizamos as frequências de radio para localizar nosso veículo, casa, pessoa, moto e para troca de mensagens, etc.

Para que serve o APRS?

Qualquer sistema de geolocalização tem aplicações variadas. O APRS não é exepção. Do ponto de vista do rádioamadorismo o APRS serve para o seguinte:

Localizar estacões de rádioamadorismo (fixas, moveis ou portáteis).

Trocar mensagens escritas entre estacões de rádioamadorismo.

Obter informação sobre a localização de pontos geográficos importantes para o rádioamadorismo (exemplo: posição geográfica de repetidores de fonia).

Obter informações meteorológicas em tempo real (temperatura; velocidade e direcção do vento; pressão atmosférica; pluviosidade).

Existem muitas outras aplicações que não foram mencionadas e que são também de grande interesse para o rádioamador.

Nota:

Materia enviada pelo nosso amigo.

Alberto J. Mesquita - PP6AJM/PX6​B0332
BLOG DO FLORENCIO - O BLOG MAIS ACESSADO DA ATUALIDADE COM MAIS DE 100 VISITAS DIARIAS



Nenhum comentário: