sábado, 7 de abril de 2012

O Acesso de nº 71.390
Data: 06/04/2012
Hora: 21:10Hs ( Brasilia )
Foi feito por um internauta da cidade de ""GLASGOW""

Glasgow (Glaschu em gaélico escocês, Glesca ou Glesga em scots), também aportuguesada pouco frequentemente como Glásgua ou Glasgou, é a maior cidade da Escócia, e a terceira mais populosa do Reino Unido. Seu nome completo é City of Glasgow ("Cidade de Glasgow"), e forma a mais populosa das 32 Autoridades Unitárias da Escócia. A cidade se situa às margens do rio Clyde, nas Lowlands centro-ocidentais. O nativo da cidade é chamado, em inglês, de Glaswegian, nome que também designa o dialeto peculiar local.

Povoado formado originalmente no século VI, Glasgow evoluiu a partir do bispado de Glasgow, na Idade Média, e do estabelecimento posterior da Universidade de Glasgow, que contribuiu para o Iluminismo Escocês. Desde o século XVIII a cidade tornou-se um dos principais centros do comércio transatlântico com as Américas. Com a Revolução Industrial, a cidade e a região que a cerca cresceram e acabando por torna-la um dos principais centros de engenharia e construção naval,[1] onde foram construídas diversas embarcações famosas e revolucionárias. Glasgow foi conhecida como a "Segunda cidade do Império Britânico", na era vitoriana Hoje em dia faz parte dos dezasseis principais centros financeiros da Europa, e nela se localizam muitas das principais empresas escocesas.

No final do século XIX e início do XX, a população de Glasgow ultrapassou a marca de um milhão, e passou a ser a quarta maior cidade do continente, após Londres, Paris e Berlim.década de 1960 diversos projetos que reassentaram parte da população em cidades novas e subúrbios periféricos, juntamente com mudanças nas fronteiras locais, reduziram a população atual da Área de Autoridade Unitária da Cidade de Glasgow para 580 690 habitantes.,750,500 pessoas vivem na área urbana da Grande Glasgow. região imediatamente em torno da conurbação engloba aproximadamente 2,3 milhões de habitantes, 41% da população do país
Nota: Materia retirada do site:http://pt.wikipedia.org/wiki/Glasgow
BLOG DO FLORENCIO - Acessado alem fronteiras...

Nenhum comentário: