segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012


Sudão do Sul ou Sudão Meridional (em inglês: South Sudan), oficialmente República do Sudão do Sul (em inglês: Republic of South Sudan) é um país encravado localizado no nordeste da África. Tem esse nome devido à localização geográfica, ao sul do Sudão.

O que é hoje o Sudão do Sul era parte do Sudão Anglo-Egípcio e tornou-se parte da República do Sudão, quando ocorreu a independência deste em 1956. Após a Primeira Guerra Civil Sudanesa, o sul do Sudão tornou-se uma região autônoma em 1972. Esta autonomia durou até 1983. A Segunda Guerra Civil Sudanesa desenvolvida anos depois, resultou novamente na autonomia da região, através do Tratado de Naivasha, assinado em 9 de janeiro de 2005 no Quênia, com o Exército Popular de Libertação do Sudão (SPLA/M).[5] Em 9 de julho de 2011, o Sudão do Sul tornou-se um estado independente.[6][7] Em 14 de julho de 2011, o Sudão do Sul tornou-se um Estado membro das Nações Unidas (ONU).[8][9] O país entrou para a União Africana em 28 de julho de 2011.[10]

Além da divisa com o Sudão ao norte, o Sudão do Sul faz fronteira a leste com a Etiópia, ao sul com o Quênia, Uganda e República Democrática do Congo e a oeste com a República Centro-Africana.

O Sudão do Sul, também chamado de Novo Sudão, possui quase todos os seus órgãos administrativos em Juba, a capital, que é também a maior cidade, considerando a população estimada.[2] Apesar de ser rico em petróleo, o Sudão do Sul é um dos países mais pobres do mundo, com altas taxas de mortalidade materna, o que faz do sistema de saúde do país o pior do mundo. Em termos de educação, boa parte das crianças não frequentam unidades escolares e há um alto índice de analfabetismo, chegando a 84 % entre as mulheres.[2]

No Sudão do Sul se encontrma 75% das reservas de petróleo do antigo Sudão, localizadas sobretudo na região de Abyei. Porém, é no norte que se encontram os oleodutos e os portos.[11]. O petróleo corresponde hoje a 98% da receita do novo país.
Materia retirada do site:http://pt.wikipedia.org/wiki/Sud do Sul
BLOG DO FLORENCIO...

Nenhum comentário: