terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Viajando no Sertão da Paraiba...

PICO DO JABRE...

7° 15′ S 37° 23′ W O Pico do Jabre é o ponto culminante do estado da Paraíba, com 1.197 metros de altitude. Localiza-se no município de Maturéia.

A Unidade de Conservação Pico do Jabre foi oficialmente reconhecida em 19 de junho de 2002 pelo Decreto Estadual nº 23.060. O Pico do Jabre, que dá nome à unidade, tem 1.197m.

Apesar de estar localizado em meio ao sertão semi-árido, o clima é do tipo quente e úmido com chuvas de verão-outono. A temperatura média anual em torno de 21ºC, e o período de inverno que vai de janeiro a maio, com uma precipitação média em torno de 800 a 1.000 mm.

O seu pico é procurado por turistas inclusive do exterior, sendo um dos pontos culminantes da região Nordeste e o segundo mais alto do Nordeste Setentrional, só perdendo portanto para alguns picos da Bahia Central e o Pico do Papagaio, em Pernambuco, cuja altitude é típica das Chapadas do planalto Central Brasileiro (acima dos 1.500 metros), e portanto a segunda maior da Serra da Borborema, mesmo que se espalhe menos e se concentre mais em uma zona menor. Durante as frentes frias no inverno que chegam do pólo sul e atravessam a América do Sul planaltica, chega a fazer 6°C positivos com sensações termicas abaixo de zero quando há ventos. É o segundo lugar mais elevado de toda a Borborema Setentrional.

O parque localiza-se no município de Maturéia, Paraíba.

O BLOG DO FLORENCIO - Viajando no SERTÃO DA PARAIBA.
Se não acessar o BLOG vai ficar sem saber.

Nenhum comentário: